SEGURANÇA PÚBLICA

23.03.2013 - sábado

SINDEPOL DIVULGA NOTA DE DESAGRAVO AO DELEGADO DO RIO PRETO DA EVA E CONDENA CONDUTA DE ADVOGADO 
 
O advogado Amadeu Jardim Maués Filho ofendeu o delegado...

O Sindicato de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Sindepol-AM) divulgou ontem “nota de desagravo” em favor do delegado do Rio Preto da Eva, Virgílio Mendonça, que desvendou recentemente uma trama para assassinar o prefeito do município e mais três pessoas.

Na nota, o Sindepol refuta declarações feitas pelo advogado Amadeu Jardim Maués Filho ao Portal do Holanda, no dia 7 deste mês.

Para o Sindepol, o advogado, que é irmão de um dos acusados, agiu “de forma leviana” ao “injuriar a conduta da autoridade policial no desenvolvimento do seu labor”.

...Virgílio Mendonça, segundo o Sindepol (Fotos: Reprodução / Internet

Veja a nota:

NOTA DE DESAGRAVO

O Sindicato de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (SINDEPOL-AM), com fulcro nas suas atribuições estatutárias, vem, por meio deste, DESAGRAVAR o DELEGADO VIRGILIO CESAR COSTEIRA DE MENDONÇA ROSAS face a reportagem publicada no portal do Holanda, no dia 07 de Março de 2013. A categoria manifesta repúdio à conduta do advogado Amadeu Jardim Maués Filho que, de forma leviana, injuria a conduta da autoridade policial no desenvolvimento do seu labor.

Destacamos que o Delegado Virgilio Cesar Costeira de Mendonça Rosas, citado na reportagem, é titular do 36º DIP, na Comarca de Rio Preto da Eva, sendo de notório conhecimento que as Delegacias do Interior do Estado não possuem sistema de consulta dos Mandados de Prisão, assim como, possuem acesso a dados cadastrais via internet, mas sempre de forma precária, como ocorre no Município de Rio Preto da Eva, que não possui internet adequada disponível na delegacia.

O Sindepol-AM reitera que foi mantida a imparcialidade e a impessoalidade no processo de investigação, sendo requerida a prisão de todos os investigados, inclusive do nacional Amaury de Oliveira Gomes, tendo o Membro do Ministério Público entendido pela sua revogação, haja vista que estava ajudando nas investigações, até aquele momento realizadas, assim como, esclarece que os indiciamentos ocorreram após análise de todas as provas coletadas durante o inquérito, sendo indiciado inclusive o referido nacional.

Assim, não houve, em momento algum, qualquer tipo de negligência do Delegado no decorrer das investigações que resultaram no indiciamento de 6 pessoas e na investigação social de 1 menor, após uma operação que durou aproximadamente 3 meses, tendo o inquérito concluso sido enviado no dia 06 de Março do corrente ano ao poder Judiciário.

O Sindepol-AM esclarece que o Delegado juntou cópia da Carteira de Trabalho do nacional Amaury de Oliveira Gomes, único documento de identificação que estava em seu poder no momento do interrogatório que prestou no 36º DIP.

Estranhamente, apenas depois de ver negado o pedido de HABEAS CORPUS do seu irmão e sobrinho presos durante a dita operação, o referido Advogado tenta, publicando o teor desta peça esdrúxula neste respeitável meio de comunicação, destorcer os fatos, na tentativa de denegrir um profissional exemplar, ético, dedicado ao devido cumprimento do dever junto à instituição e de conduta ilibada. Além do ilustre membro do Ministério Público.

O membro do Ministério Público requisitou informações da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter-DECP sobre o dito Mandado de Prisão do nacional Amaury de Oliveira Gomes, sendo informado que não consta qualquer mandado contra o referido nacional neste Estado, tendo a consulta sido realizada, ainda, junto ao cadastro nacional do CNJ, e ao Tribunal de Justiça do Pará.

O Delegado vai representar contra a reprovável conduta do Advogado junto à Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil secção Amazonas (OAB-AM), bem como ingressar com as providências judiciais cabíveis pelos danos causados à sua imagem.

Ante o exposto, o Sindepol-AM, manifesta o desagravo à publicação da reportagem. Apesar do ocorrido, mantemos a crença na Imprensa que atua em conformidade com os princípios assegurados pela constituição da República Federativa do Brasil, entre eles do Direito de Resposta, destacando a imparcialidade, o contraditório, a ampla defesa e a igualdade de direitos.

SINDEPOL/AM


DRCO PRENDE CINCO PESSOAS POR ROUBO E TRÁFICO DE DROGAS 

Quadrilha foi presa após assaltar uma residência no Parque das Laranjeiras (Foto: Divulgação / PC)
Um assalto a uma residência na manhã de quarta-feira (20) no bairro do Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul, resultou na prisão de Marizete dos Anjos Amazonas, 40, a “Sol”, José Edno Cunha Silva, 44, o “Senhor Miyagi”, José de Arimatéia Façanha do Nascimento, 28, o “Ari”, e dos irmãos Bruno Alves da Silva, 19, e Jefersson Alves da Silva, 20. O grupo foi preso por policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

O trio “Sol”, “Senhor Miygi” e “Ari” entraram na residência por volta das 9h30, trancaram cinco pessoas da família em um dos banheiros da casa e levaram das vítimas aproximadamente R$ 1,2 mil em espécie, celulares e joias.

Os cinco foram presos ontem por volta do meio-dia, em uma residência na rua Zumbi, bairro Armando Mendes, Zona Leste, após os investigadores que estavam monitorando “Sol” serem acionados pelas vítimas. Os policiais chegaram ao local no momento em que os três surgiram com os objetos roubados.

Com eles foram apreendidos, além do dinheiro e do material roubado, um revólver calibre 38 com seis projéteis intactos, uma motocicleta preta, de placa OAB-3549, um Corsa Classic vinho, de placa NOT-0964, pen drives e documentos falsos. Na casa dos irmãos Bruno e Jefersson foram encontradas 85 trouxinhas de maconha.

“Há fortes indícios de que “Sol” deu suporte na fuga dos 42 foragidos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) no último dia 2 de março. Ela já estava sendo investigada por ter participação em outros assaltos a residências”, destaca o delegado do DRCO, Mário Júnior.

Ainda de acordo com o delegado, “Ari”, que é primo do traficante “Zé Roberto da Compensa”, e “Senhor Miyagi” são foragidos do Compaj do regime semiaberto, onde cumpriam pena. “Ari” por homicídio e roubo, e “Senhor Miyagi” por roubo.

José Edno, Marizete e José de Arimatéia foram autuados em flagrante por roubo (Art. 157 do CPB). Já os irmãos Bruno e Jefersson foram autuados por tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/06). Eles foram encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.
 
 22.03.2013 - sexta-feira

POLÍCIA CIVIL FEZ JUSTIÇA AO PROMOVER MELQUISEDEQUE E NATAN 

Por Rainilson Fragata - O jornal “A Crítica na TV”, da Rede Calderaro de Comunicação, divulgou hoje, em tom sensacionalista, que os policiais civis Melquisedeque Sarah Galvão e Natan Alves, mesmo respondendo a processo pela morte de Fernando Araújo Pontes, o “Ferrugem”, em 2011, foram promovidos recentemente por merecimento.

Ouvido pela reportagem do jornal, o presidente da Comissão de Promoção da Polícia Civil do Amazonas, delegado Irineu Brandão, explicou que o processo a que Melquisedeque e Natan respondem não poderia constituir empecilho para a promoção dos dois porque eles sequer foram julgados, e ainda que o tivessem sido, a decisão só acarretaria consequências legais depois de transitar em julgado.

O delegado está certíssimo. O princípio da presunção de inocência está entre as principais garantias asseguradas pela Constituição Federal ao cidadão brasileiro.

De acordo com a nossa Carta Magna, todo e qualquer acusado deve ser considerado inocente até a decisão final, contra a qual não caiba mais recurso, independente da acusação que lhe seja imputada.

“Esta é uma regra garantidora do Estado Democrático de Direito”, diz o advogado criminalista, mestre e doutor pela USP e ex-presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

“Comporta exceção prevista em lei, pela qual o acusado, eventualmente, poderá ser preso por conta, exclusivamente, de um interesse processual, o que não lhe antecipa a culpa”, ressalta ele em artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”.

Acrescenta o mestre:

“Até mesmo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas, em seu Art. XI, assevera que ‘todo ser humano acusado de ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei’. Igualmente, a jurisprudência de vários países com tradição democrática contempla o instituto da presunção de inocência, a garantir que o imputado não receba punição antes da sentença final”.

A promoção de Melquisedeque e Natan, portanto, foi absolutamente legal - legal e justa, ressalte-se. Por que justa também? Porque os dois preenchiam, de forma mais do que satisfatória, todos os requisitos exigidos por lei.

Entre esses requisitos está a participação em cursos de aperfeiçoamento profissional. E isso Melquisedeque e Natam têm de sobra. Sem falar nos elogios que os dois, nos quase 12 anos de efetivo exercício da função policial, receberam de juízes estaduais e federais e até do governador Omar Aziz.

O elogio de Omar a Melquisedeque e Natan foi motivado pelo fato de os dois terem ajudado a desvendar o sequestro do dono da Fametro, Wellington Lins, ocorrido em 2011.

POLICIAIS CIVIS ACUSAM CORREGEDORIA-GERAL DE ARBITRARIEDADES

Muitos delegados, investigadores e escrivães de várias delegacias da Polícia Civil, na capital e no interior do Estado, criticam o trabalho da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, que, segundo eles, registra “qualquer denúncia e, mesmo que a denúncia não tenha nenhum fundamento ou prova que justifiquem a abertura de procedimento administrativo, assim mesmo a Corregedoria instaura sindicância e, em muitos casos, indiciam policiais, gerando com isso uma grande insegurança jurídica no seio da categoria.
O presidente do Sinpol-AM, Moacir Maia (foto), já foi procurado por dezenas de policiais civis indignados com a conduta da Corregedoria. Segundo Moacir, “eles querem que o Sinpol interceda em defesa não apenas de um delegado, investigador ou escrivão que esteja vivendo esta situação na Corregedoria, mas de todo o efetivo, para que bons policiais, que trabalham sério para dar mais segurança à sociedade, não acabem sendo vítimas de denúncias infundadas”, disse Moacir em entrevista ao BLOG DO ANTONIO ZACARIAS.

Moacir Maia assegurou que vai se inteirar melhor dos fatos e, se necessário, acionará a assessoria jurídica do sindicato para ingressar na Justiça contra as supostas arbitrariedades cometidas pela Corregedoria.

“Se as denúncias chegam à Corregedoria, ela tem que fazer uma pré-avaliação e investigação para saber de início se realmente procedem ou não se tratam apenas de calúnias para prejudicar o policial”, declarou Moacir Maia.

E acrescentou: “Vamos apurar tudo isso e, dentro de alguns dias, vamos nos posicionar melhor a respeito do assunto, podem aguardar. Quem estiver realmente agindo errado que seja investigado e punido, mas quem trabalha dentro da lei não pode ser alvo de injustiça alguma, por isso pretendemos ir em frente na defesa dos bons policiais".

“Para se ter uma ideia da gravidade e do absurdo que deram causa à indgnação dos policiais civis, até mesmo o homem que ficou conhecido como ‘estuprador do Conjunto Eldorado’, autor de pelo menos 15 assaltos e abusos sexuais naquela área, agora está tentando se passar por coitadinho na Corregedoria, acusando os policiais que o prenderam de tê-lo espancado e forçado a assumir a autoria dos crimes”, ressaltou o presidente do Sinpol.

POLICIAIS CIVIS DA DERFD PRENDEM QUADRILHA QUE ROUBOU CARGA AVALIADA EM R$ 60 MIL 

Quadrilha foi presa quando colocava a carga roubada em outro caminhão (Foto: Divulgação / PC)
Policiais da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), coordenados pelo delegado titular Orlando Amaral, prenderam seis homens na tarde de quinta-feira (21) por roubo a uma carga avaliada em R$ 60 mil.

As investigações apontam que Darleson Ferreira Mendes, 20, Júlio Cleberson Rodrigues de Souza, 36, José Divino Marques Bezerra, 31, Wellington Castro dos Santos, 28, Rogério Lima do Nascimento, 27, e Valdemir da Silva Catunda, 25, roubaram a carga de um caminhão da empresa Martins Distribuidora, com produtos de higiene, limpeza e alimentos, na última quarta-feira (20), por volta das 10h, na rua Duque de Caxias, bairro Praça 14, Zona Sul.

A quadrilha foi presa por volta das 14h, na rua Pirarucu, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, no momento em que colocava o carregamento roubado em um outro caminhão alugado. Com eles foram aprendidos, além do carregamento, duas motocicletas usadas no roubo, sendo uma modelo CG, vermelha, placa OAC-4785, e uma modelo Factor, vermelha, placa NOI-9582, e um revólver calibre 38 com seis projéteis intactos.

Arma apreendida com a quadrilha (Foto: Divulgação / PC)
“Nós já estávamos investigando essas quadrilhas que roubam cargas de caminhão e ficamos monitorando o local. Esperamos todos os integrantes para, a partir daí, prendermos a quadrilha completa”, destaca o Titular da DERFD, Orlando Amaral. Ainda de acordo com o Delegado, Darleson era procurado pela polícia por envolvimento em um roubo de carga de cigarro em janeiro deste ano e Julio Cleberson tem um mandado de prisão em aberto por latrocínio (roubo seguido de morte). Ele participou da morte do representante dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas, o advogado Ivan Nogueira Costa Nova, em abril de 2009.

Os seis foram autuados em flagrante por roubo (Art. 157 do CPB) e formação de quadrilha (Art. 288 do CP) e encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.


 20.03.2013 - quarta-feira

SECRETÁRIO ALERTA FAMÍLIAS SOBRE O AUMENTO DE JOVENS NO CRIME

Nas últimas 48 horas, pelo menos doze adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar nas ruas de Manaus por suspeita de tráfico de drogas e roubo. Destacam-se nesses registros o crescimento da presença feminina. Em todo o ano de 2012, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aponta que foram registradas nas delegacias da Polícia Civil da capital 3 mil ocorrências de atos infracionais praticados por crianças e adolescentes, em que o consumo e o tráfico de entorpecentes e os roubos respondem por 50% dos casos.

Ontem à noite um adolescente de 17 anos foi apreendido pela PM acusado de participação no roubo de um veículo no Centro de Manaus. Ele estava com mais três homens que conseguiram fugir depois de perseguição policial. Houve troca de tiros e o adolescente foi detido no bairro Coroado, na zona Leste, e depois encaminhado para Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Na madrugada do dia 19, duas meninas, de 14 e 16 anos, vendiam droga em rua do bairro Novo Aleixo, na zona Norte. Flagradas pelos policiais do programa Ronda no Bairro, elas portavam várias porções de oxi, pasta-base de cocaína, maconha e uma balança para pesagem dos papelotes, além de estar com R$ 1.250,50 em espécie, possivelmente resultado da venda de droga. As adolescentes foram encaminhadas inicialmente ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Um adolescente de 16 anos, às 10h30 de segunda-feira (18) trafegava em uma motocicleta de 250 cilindradas, com restrição de roubo. Ao ser abordado por policiais das motocicletas do Ronda no Bairro/3ª Cicom, demonstrando muito nervosismo, o adolescente foi flagrado com nada menos do que 90 porções de pasta-base de cocaína, aparentemente.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital (foto acima), usa essas ocorrências para fazer um alerta aos pais e responsáveis pelos adolescentes, para que cuidem melhor dos seus filhos, procurando saber onde e com quem andam. “Das mais de três mil ocorrências de atos infracionais registradas em 2012, em quase 90% há a presença de jovens de 12 até 18 anos incompletos, sendo 75% destes do sexo masculino. Apelo mais uma vez às famílias para que evitem que seus filhos fiquem pela noite-madrugada em má companhia. Um menor de idade na rua depois das 22 horas é vítima potencial do tráfico e outras práticas ilícitas. Não deixem que um traficante os adote”, disse o secretário.

Vital disse que o Governo do Estado investe em programas sociais no âmbito da Segurança Pública para oferecer alternativas aos jovens, evitando que descambem para o mundo do crime. “Digo isso porque, enquanto responsável pela segurança da coletividade, é meu papel retirar do convívio social aqueles que infringem a lei e prejudicam o direito alheio. E não nos traz nenhuma satisfação ver tantos jovens apreendidos todo dia pela nossa polícia”, afirmou o secretário.

Os programas sociais Jovem Cidadão, Previne, Proerd, Pró-Vida, Formando Cidadão e Galera Nota 10 acolhem diariamente milhares de crianças e adolescentes para participar de atividades esportivas, educacionais, profissionalizantes e de lazer, funcionando como ferramenta de prevenção ao crime e de defesa social, de acordo com o coronel Vital.

CAOS NO SISTEMA PRISIONAL DE MANAUS: DOIS DETENTOS MORTOS, UM DE OVERDOSE DE COCAÍNA E OUTRO ASSASSINADO 

Corpo de detento morto por parada cardíaca é removido pelo IML (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)
Um detento que morreu por volta das 06h30 no Raio D da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, e até às 12 horas desta quarta-feira ainda não tinha sido removido pelo IML e tampouco seu nome havia sido divulgado. É mais uma vítima da situação aparentemente descontrolada que vive atualmente o sistema penitenciário do Amazonas.

Fugas, assassinatos, suicídios e rebeliões atualmente são as referências principais do sistema prisional do Estado, o que provocou a exoneração do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Mário Meirelles, há duas semanas. Isso não resolveu o problema, porque há 48 horas um total de 8 detentas da Cadeia Feminina também fugiu sem qualquer dificuldade, usando uma sinples corda feita de lençóis.

Preso é transferido da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)

MAIS UM ABSURDO

O que realmente foi considerado mais um grande absurdo no sistema prisional estadual foi o fato de um detento morrer de tanto consumir droga e acabou tendo um ataque cardíaco, provocado por overdose. Um advogado que estava nesta quarta-feira de manhã na frente da Cadeia Pública querendo falar com seu cliente e não conseguia, disse que essa desorganização toda ainda vai provocar mais tragédias no sistema prisional.

Recentemente, 42 perigosos detentos fugiram por um túnel do Complexo Penitenciário Anísio Jobim e até hoje a polícia ainda tenta recapturar a maioria deles.

Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa tem sido, com frequência, palco de motins, fugas e assassinatos (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)

CADEIA VIROU UMA “BOCA DE FUMO”

As críticas ao sistema prisional vão mais adiante e tem gente dizendo até as penitenciárias do Amazonas se transformaram em “bocas de fumo”. “Morre gente quase todo dia, tem fuga quase todo dia, de homens e mulheres, entra droga e, o mais engraçado, é que quando a polícia faz revista nas celas encontra de tudo: celular, armas, droga.  E o que é pior é que a direção de cada presídio nunca sabe explicar como é que tudo isso entrou ali”, disse um popular entrevistado.

Apreensivos, familiares de presos se aglomeraram em frente da Cadeia Pública à espera de informações sobre a situação dentro do presídio (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)

MILITAR DA MARINHA É PRESO APÓS TROCAR TIROS COM A PM

André no momento em que era levado pelo investigador
Geraldo Filho para uma das celas do 3º DIP (Foto: Divulgação)
Policiais Militares prenderam em flagrante o soldado da Marinha André Articlino  Marinho, de 21 anos, após ele e um comparsa terem roubado a moto do Industriário Fredson Santiago Ribeiro, por volta das 21h40min, na Avenida Buritis, Distrito Industrial de Manaus.


Os PMs passavam no local e viram os dois elementos praticando o assalto. Abordados, eles saíram em disparada, efetuando vários disparos contra os policiais, que revidaram, mas não conseguiram ferir nenhum deles.

Próximo da fábrica da Samsung, um deles pulou da moto e se embrenhou no matagal; André se desequilibrou na moto e caiu, sendo preso pelos policiais da 7ª Cicom.



Na delegacia (3º DIP) ele foi flagranteado por roubo e resistencia, e foi recolhido ao quartel dos Fuzileiros Navais, visto que é militar e não pode, por lei, ficar preso em penitenciária.



O oficial de dia da Marinha que foi buscá-lo no 3º DIP informou que será aberto um processo de expulsão do militar dos quadros da Marinha do Brasil.


19.03.2013 - terça-feira

ADOLESCENTES MONTAM QUADRILHA, FAZEM ASSALTOS EM MERCADINHOS E SÃO PRESOS COM ARMAS E DINHEIRO 

Quadrilha foi presa com arma, drogas e dinheiro roubado de um mercadinho (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)
Cinco adolescentes foram apreendidos por volta das 13h50 desta terça-feira, na rua Santa Clara, no bairro da Comunidade da Sharp, na Zona Leste de Manaus, quando estavam dentro de uma residência abandonada, com duas escopetas caseiras, um revólver calibre 38, porções de droga e três sacos plásticos somando um total de R$ 1 mil em moedas que eles haviam roubado ainda pela manhã, durante o assalto dentro de um mercadinho.

O dono do mercadinho, que se identificou com “Jairo” disse que passavam das 11 hortas da manhã quando seu mercadinho foi invadido por adolescentes. Cinco clientes, dois funcionários e ele mesmo, o comerciante, foram levados para os funtos do estabelecimentos e agredidos antes dos ladrões tomarem seus aparelhos celulares e joias. Jairo foi obrigado abrir o cofre em que estavam cerca de 10 cheques, mais de 100 tikets e vales refeições e ainda os sacos com as moedas, que ele havia guardado em um mês de vendas.

TIROS E FUGA DOS ASSALTANTES

Depois do roubo os adolescentes atiraram no teto do mercadinho e fugiram, ameaçando voltar se fossem denunciados, mas o comerciante não se intimidou e acionou a Polícia Militar, que iniciou uma varredura geral no bairro e no começo da tarde, com informações de moradores, localizou o esconderijo da quadrilha de adolescentes. A casa foi cercada e não houve reação dos adolescentes que foram levados para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde foram reconhecidos pelas vítimas.

Moedas roubadas de um mercadinho pela quadrilha (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)
O dinheiro e os objetos dos funcionários e dos clientes foram recuperados e os menores que participaram do assalto no mercadinho já tinham entradas naquela delegacia por crimes da mesma natureza, segundo informou um dos policiais. O comerciante “Jairo”, disse que esta foi a terceira vez que foi assaltado neste ano e que correu perigo de vida juntamente com seus funcionários e clientes, por isso já começa a desistir de trabalhar com vendas de estivas em geral, temendo por sua vida e das outras pessoas naquele bairro que está muito violento e perigoso, com muitos assaltos acontecendo a todo instante.

18.03.2013 - segunda-feira 

CASO BELOTA: 1ª AUDIÊNCIA DEVERÁ OUVIR DEZ PESSOAS

Dez pessoas, entre testemunhas e os acusados, deverão ser ouvidas na primeira audiência de instrução e julgamento do processo que ficou conhecido como “Caso Belota”, envolvendo o assassinato de três pessoas da mesma família em janeiro deste ano e que teve grande repercussão na capital amazonense.

Da esq. para a dir.: Jimmy Robert, Juan Pablo e
Rodrigo Moraes Alves (Foto: Divulgação)
A audiência está marcada para o próximo dia 03 de abril, na 1ª Vara do Tribunal do Júri, da Comarca de Manaus, no Fórum Ministro Henoch Reis, bairro São Francisco, Zona Centro-Sul de Manaus.

Serão sete testemunhas e os três acusados - Jimmy Robert de Queiroz Brito, Ruan Pablo Cláudio Magalhães e Rodrigo Moraes Alves.

O processo nº 0203408-73.2013.8.04.0001 trata do triplo homicídio que teve como vítimas Maria Gracilene Roberto Belota, Gabriela Roberto Belota e Roberval de Brito Roberto Belota, no dia 22 de janeiro de 2013, em Manaus. O Ministério Público Estadual, por meio do promotor Carlos Fábio Monteiro, arrolou três testemunhas.

Jimmy Robert terá duas testemunhas, sendo um homem e uma mulher, as mesmas do acusado Ruan Pablo Cláudio Magalhães. E Rodrigo Moraes Alves terá duas testemunhas.

Os acusados as sete testemunhas serão ouvidos na Sala Padrão da 1ª Vara do Tribunal do Júri. No último dia 28 de fevereiro encerrou-se o prazo para que os advogados apresentassem as respectivas defesas dos acusados.

CARRO DEVOLVIDO

O advogado de Leandro da Silva Colares Pereira entrou com um pedido de devolução de um veículo gol, de cor prata, placas NOK-0124, ano 2009, que foi apreendido no dia do crime e, que estava à disposição da Justiça. Leandro apresentou documentos que comprovam ser ele o proprietário do veículo.

O Ministério Público foi favorável à devolução por entender que o veículo sendo devolvido ao proprietário, não acarretaria prejuízos ao andamento do processo. A juíza Rosália Guimarães, designada pela a 1ª Vara do Tribunal do Júri acompanhou o parecer do MP e entendeu que o referido veículo não era peça-chave para o andamento do processo, deferindo assim, o pedido feito pelo advogado.

DEPRE PRENDE CINCO TRAFICANTES COM MAIS DE 8 QUILOS DE DROGAS


A quadrilha e a droga apreendida (Foto: Divulgação)
No início da tarde desta segunda-feira (18), cinco homens foram presos em flagrante por investigadores da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão de Entorpecentes (Depre), no bairro de Nossa Senhora das Graças, na antiga Vila Amazonas, Zona Centro-Sul de Manaus. O grupo estava sendo investigado havia duas semanas pela Equipe Átila 3 da Depre, após recebimento de denúncias de moradores do local.

Romildo Ferreira Farias, 30, Eliandro Amaral da Silva, 18, Renato Félix da Silva, 24, Diogo Wilhamas Araújo da Rocha, 24, Leonardo Lopes da Silva, 29, e uma mulher que foi liberada pela Polícia foram presos quando transitavam em um veículo Palio, de cor prata e placas NOL-5033, no momento em que Romildo estava fazendo a entrega de dois quilos de maconha para o resto do grupo.

Romildo colaborou com as investigações e levou os Policiais Civis da Depre até uma residência na rua Igarapé, também bairro Nossa Senhora das Graças, onde foi encontrado grande quantidade de entorpecentes. No total, foram apreendidos oito quilos de maconha, 500 gramas de cocaína, 350 gramas de oxi, 100 gramas de pasta-base, seis aparelhos celulares, o veículo Palio e R$ 1 mil em dinheiro. Cada quilo de cocaína seria vendido num valor estimado em R$ 3 mil.

O único preso que já tem passagem na Justiça é Romildo Farias, que responde em liberdade por ter cometido o crime de homicídio. Os cinco homens responderão por Tráfico e Associação ao Tráfico de Drogas. Os Policiais Civis da Depre vão continuar com as investigações e a população pode contribuir com denúncias pelo 3214-3703.

ACUSADOS DE MATAR POLICIAL VÃO A JULGAMENTO NESTA SEXTA-FEIRA

Os três acusados de matar o policial civil José Alberico da Cruz Andrade vão a julgamento nesta sexta-feira, dia 22, no 1º Tribunal do Júri, no Fórum Ministro Henoch Reis.

José Henrique Silva de Andrade, Givaldo José dos Santos e Adonias Júnior Cardoso Filho são réus presos que seriam julgados nesta segunda-feira (18), mas o Júri foi adiado para o fim da semana porque uma testemunha não foi localizada.

O policial civil José Albérico da Cruz Andrade foi assassinado em 2008, no bairro do Japiim, com um tiro no rosto. O crime teria sido encomendado por José Henrique e Adonias Filho, e o motivo seria uma dívida proveniente da venda de um veículo.

O outro acusado, Givaldo José, 34, natural do Estado da Bahia, é acusado de matar o policial. Ele foi preso por policiais civis da Delegacia Especializada em Capturas (Polinter) no dia 24 de maio do ano passado, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

A prisão aconteceu na residência do acusado, localizada na rua 11, bairro Monte Sião, Zona Leste de Manaus.

Ao todo foram arroladas 13 testemunhas para o julgamento, entre defesa e acusação.

DOIS ACIDENTES GRAVES: UM NA ESTRADA DO TARUMÃ E OUTRO NA ESTRADA DO TURISMO 

Fotos: Almir Cardoso - Blog do Antonio Zacarias


Advogado Valter Caldas, 84, foi uma das vítimas do acidente na Estrada do Turismo
Dois acidentes graves aconteceram entre a madrugada e a manhã desta segunda feira, na mesma área da cidade, a Zona Oeste, na região do Tarumã. Nos dois acidentes ninguém morreu mas todos os envolvidos que ocupavam os dois veículos ficaram bastante feridos e foi necessária a presença de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para socorrer as vítimas.

O primeiro foi na “Curva da Morte” na Estrada do Tarumã, por volta de 01h30, bem próximo do antigo Balneário da Cachoeira Alta, onde o carro Prisma de placa NOR 8425 dirigido pelo funcionário da Moto Honda, Roner da Silva, 27, saiu da pista em alta velocidade, arrancou bvárias placas de sinalização, desceu o barranco e chocou-se com uma casa da referida estrada.


A picape bateu na mureta de contenção e se precipitasse no igarapé
TODOS FICARAM BASTANTE FERIDOS

O primo do motorista do Prisma, o industriário Regis da Silva, 20, as namoradas dos dois rapazes e uma amiga das mesmas, que não tiveram seus nomes divulgados, foram atendidos rapidamente no local do acidente e posteriormente foram levados para o Pronto Socorro e Hospital 28 de Agosto, segundo as primeiras informações.


O acidente provocou intenso congestionamento na Estrada do Turismo
O dono da casa atingida pelo carro Prisma, Rogério Noronha, 30, disse que estava dormindo quanto ouviu o estrondo e correu para ver o que estava acontecendo. O carro destruiu a cobertura lateral da residência , mas o azar maior de Rogério neste acidente, foi que sua motocicleta, uma Harley Davison, que custa cerca de R$ 40 mil, estava debaixo desta cobertura, foi atingida e completamente destruída.

ADVOGADOS CAÍRAM COM CARRO NO IGARAPÉ 


Advogado Valfran Caldas dirigia a picape no momento do acidente
O outro acidente aconteceu por volta de 07 horas, quando o dia já estava claro e chovia bastante naquela área. A Picape Mitsubishi L-200, preta, dirigida pelo advogado Valfran Caldas, 34, também perdeu a direção, quando trafegava pela Avenida do Turismo, bateu na mureta de contenção, já nas proximidades da Estrada da Ponta Negra, e caiu por inteira no igarapé que passa embaixo da ponte.

A motocicleta Harley Davis também ficou completamente destruída
Dentro do carro também viajavam o pai de Valfran, também advogado Valter Caldas, 84, a mãe dele, senhora Ester Siqueira Caldas, 52, e o amigo da família, identificado pelo nome de Paulo Afonso. Somente o advogado se machucou pouco, enquanto seus pais e o amigo, tiveram de ser levados do local em ambulâncias do Samu com várias escoriações e alguns até com suspeitas de fraturas pelo corpo.


Proprietário da casa atingida pelo Prisma lamentou a perda de sua motocidleta Harley Davison

RISCO DE AFOGAMENTO DENTRO DA PICAPE

Apesar da gravidade neste acidente, o advogado Valfran Caldas, conversou com repórteres e deu informações para os policiais militares e agentes de trânsito. Ele disse que não dirigia e alta velocidade e o que pode ter provocado a derrapada e ter perdido a direção de seu carro foi a pista molhada e a chuva que caia naquele momento.

Ele confirmou que o perigo maior depois do da Picape L-200 se projetar para dentro do igarapé, foi de acabar se afogando juntamente com seus pais e o amigo da família, afinal todos estavam usando cinto de segurança e ficaram presos nos mesmos, por alguns momentos. O igarapé não estava tão cheio, numa média de um metro de profundidade apenas e isso ajudou no trabalho de retirada de todos do carro, pelas pessoas que foram socorrer as vítimas.

15.03.2013 - sexta-feira   

POLÍCIA PRENDE DOIS HOMENS ACUSADOS DE MATAR E ESQUARTEJAR DONOS DE EMBARCAÇÕES EM MANAUS

Foto: Divulgação / PC
Equipe do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), coordenada pelo diretor do setor, delegado Emerson Negreiros, prendeu na manhã desta sexta-feira (15) dois homens acusados de fazer parte de uma quadrilha que tinha como alvo condutores de pequenas embarcações na área do São Raimundo.

Glemerson Melgueiro de Lima,36, apontado como o líder do grupo, e Adriano Vidal Guimarães, 33, foram presos durante perseguição pela rua Israel, bairro Jesus me Deu, Zona Norte de Manaus. No momento da perseguição, houve troca de tiros entre policias civis e os bandidos. Glemerson acabou atingido. Levado ao Pronto-Socorro João Lúcio Machado, ele foi medicado e não corre risco de morrer.

De acordo com Emerson Negreiros, a quadrilha, composta aproximadamente por seis pessoas, estava sendo investigada havia praticamente um ano. Glemerson era procurado da Justiça, com um mandado de prisão em aberto e outros registros por roubo.

Segundo Negreiros, a quadrilha agia da seguinte forma: “Eles solicitavam frete dos donos de pequenos barcos no São Raimundo e, durante o percurso, anunciavam o assalto. Em seguida, matavam o condutor da embarcação para roubar o motor e posteriormente colocavam a embarcação à venda. As vítimas tinham os corpos abertos, os órgãos retirados e jogados no rio”, explicou Negreiros.

O diretor do DPM, Emerson Negreiros, fala à imprensa sobre a prisão da dupla (Foto: Divulgação / PC)
Adriano está preso no 5º DIP e Glemerson se recupera no hospital. Eles serão indiciados por latrocínio e, nas próximas horas, serão levados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

As investigações em torno da quadrilha estão em andamento. Outras quatro pessoas, supostamente envolvidas no esquema, estão sendo procuradas pela Polícia Civil.


14.03.2013 - quinta-feira    

POLICIAIS DA DRCO RECAPTURAM MENTOR DA FUGA EM MASSA DO COMPAJ E DESARTICULAM QUADRILHA ENVOLVIDA EM LATROCÍNIO


Coordenados pelo delegado Sandro Sarkis, diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), policiais civis prenderam, na tarde de quarta-feira (13), cinco pessoas envolvidas no crime de latrocínio ocorrido no último dia 12 no centro de Manaus, que vitimou o empresário Marcelo Catta Chaves, proprietário de uma joalheria.

Os irmãos Dione da Silva Souza, 22, Dieique da Silva Souza, 20, a mulher de Dione, Evenly dos Santos Meireles, Genival Moraes da Silva, 36, o “Falcão”, e André Sandro Jardim, 37, conhecido como “André Cabeludo”, foram presos pelo DRCO em parceria com a força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública. Um sétimo integrante da quadrilha, um homem identificado como “Shrek”, continua foragido.

De acordo com as investigações, “Falcão” é o mentor da fuga de 42 detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) no último dia 2 de março. Autor do tiro que vitimou o empresário Marcelo Chaves, proprietário da joalheria assaltada, Dione é um dos 42 foragidos do Compaj, assim como o irmão dele, Dieique.

Após dois dias de trabalho ininterrupto, os policiais chegaram até Evenly dos Santos Meireles, presa em via pública na Zona Leste de Manaus. Com ela foi apreendida uma quantidade significativa de entorpecente que seria entregue ao companheiro dela.

Evenly levou os policiais até a residência deles, localizada na rua Maranata, bairro de Petrópolis, Zona Sul, onde Dione e o irmão dele foram recapturados. Já na delegacia, eles revelaram a participação de André e Genival no assalto.

André e Genival foram presos no bairro do São Jorge, Zona Oeste da cidade. Com eles foi apreendida a motocicleta de placa OAH-5549, roubada no dia 25 de fevereiro no bairro de Flores, Zona Centro-Sul.

Dione, Dieique, Genival e André foram autuados pelos crimes de roubo marjorado, formação de quadrilha, associação para o tráfico, adulteração de sinal de veículos automotor e posse ilegal de munição. Evenly foi autuada por tráfico de drogas. Eles serão levados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

Os presos foram apresentados na tarde desta quinta-feira (14), na sede da Delegacia-Geral, onde foi realizada uma coletiva de imprensa.

MOTOQUEIROS ARMADOS DE PISTOLAS EXECUTAM HOMEM EM POSTO DE GASOLINA NA PONTA NEGRA 

Fotos: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias
Perita observa o corpo do homem executado
Nove tiros na cabeça, peito e costas tiraram a vida de um homem de 20 a 25 anos aproximadamente, por volta das 16h50 desta quinta-feira, na pista de abastecimento de veículos do posto de gasolina Ypiranga, na Avenida Coronel Jorge Teixeira (Estrada da Ponta Negra), Zona Centro-Oeste de Manaus.

Crime atraiu mutos curiosos
Testemunhas afirmaram que dois homens desconhecidos, de capacetes, desceram de uma motocicleta e começaram a atirar contra a vítima, que correu da frente do Supermercado DB até a pista de abastecimento do posto Ypiranga, onde foi atingido por um dos disparos, caiu e levou mais alguns tiros pelo corpo.

Os policiais contaram 9 tiros no cadáver
A motocicleta usada no crime teve a placa anotada, mas rapidamente a polícia descobriu que a mesma tinha restrição de roubo registrado pelo dono, no último fim de semana, na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos, onde também relatou que uma dupla armada levou a moto depois de rendê-lo num bairro da Zona Leste.

POLÍCIA ENCONTRA PROJÉTEIS

Peritos confirmaram que o homem assassinado teve o corpo perfurado com nove projéteis de pistolas e, numa busca pelo local com ajuda de investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, encontraram as nove capsulas das armas utilizadas pelos pistoleiros, que fugiram em seguida na direção da Ponta Negra.


Segundo informou um dos policiais da DEHS, a câmara de vigilância do Posto Ypiranga, filmou uma boa parte da ação dos criminosos e da vítima que ainda corria tentando escapar da morte, mas foi atingido e logo em seguida executado, como se já estivesse sendo seguido e marcado para morrer.





 FORÇA-TAREFA PRENDE QUADRILHA POR TRÁFICO DE DROGAS NA ZONA NORTE 

Cocaína, maconha e pasta-base apreendidas 
com a quadrilha (Foto: Divulgacão / SSP)

Alan Tavares Fontes, 23, Cristiane Ramos dos Santos, 21, Marcelo Andrey da Silva Cardoso, 40 e Silas Ivo Gonçalves de Oliveira, 36, foram presos ontem à noite, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, pela Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) suspeitos de tráfico de drogas. Com a quadrilha os policiais apreenderam seis porções grandes de maconha, cocaína e pasta-base de cocaína, além de um revólver calibre 38 com numeração raspada e quatro munições intactas.

Os policiais foram investigar denúncia feita ao disque 181 da SSP, de que na área da rua Dignidade, na cidade Nova, havia várias bocas de fumo. Quando a polícia chegou ao local encontrou o grupo conversando em frente a uma residência. Silas, foragido do sistema penitenciário, tentou fugir pulando o muro de duas casas, mas foi capturado. Na casa dele, os policiais encontraram a droga e a arma.

Na delegacia, os policiais descobriram que Alan Tavares saiu da Cadeia na sexta-feira passada, onde cumpria pena por tráfico de drogas. A quadrilha foi encaminhada para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) onde foram autuados por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, associação para o tráfico e tráfico de entorpecentes.

SEAI E FORÇA-TAREFA APREENDEM 30 QUILOS DE MACONHA NO AEROPORTO EDUARDO GOMES

A força-tarefa e a Secretaria de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apreenderam na madrugada de hoje (14) 30 quilos de maconha no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus. Em menos de 24 horas, a polícia do Amazonas apreendeu pelo menos 60 quilos dessa droga em duas operações, que tinham mulheres com a posse do material.

De acordo com o coordenador da força-tarefa, delegado Oscar Cardoso, a equipe recebeu informação anônima, através do número 181 da SSP (disque-denúncia), de que uma mulher vinda de Porto Velho iria desembarcar com a droga no aeroporto de Manaus. “Assim que a suspeita desembarcou checamos as características denunciadas e vistoriamos a mala onde a droga estava armazenada”, disse.

Maria do Carmo Noronha de Souza, 20, foi levada para o 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e será encaminhada para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus.

Cardoso disse que a Secretaria de Inteligência está investigando a procedência do entorpecente e pra quem seria entregue.

12.03.2013 - terça-feira   

CORONEL TENTA CALAR DEPUTADO DURANTE AULA INAUGURAL DO “RONDA NO BAIRRO” EM MANACAPURU

Por Jerson Aranha - O clima esquentou hoje, (12), no plenário da Câmara Municipal de Manacapuru (distante 68 km de Manaus), quando o coronel PM Lúcio tentou impedir o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR), de se pronunciar na aula inaugural do programa “Ronda no Bairro”.

Cabo Maciel (de camisa azul) só conseguiu se pronunciar graças à intervenção de vereadores de Manacapuru (Foto: Jerson Aranha)
O parlamentar impôs sua autoridade e contou com o apoio do presidente da Câmara, Wanderlei Barroso (PCdoB), e dos demais vereadores, que se mostraram indignados e condenaram a atuação truculenta do oficial militar, garantindo a palavra ao deputado.

O deputado Cabo Maciel foi à tribuna e elogiou o “Ronda no Bairro”, de iniciativa do governador Omar Aziz, que concede ao município de Manacapuru ser a segunda cidade a ser beneficiada com o programa. Cabo Maciel reafirmou os esforços que o governador tem feito em levar segurança ao interior do estado.

A aula inaugural do programa “Ronda no Bairro” contou com a presença de autoridades estaduais e municipais e do público, que lotou a galeria da Câmara para prestigiar o evento.

O parlamentar republicano mostrou-se surpreso quando o coronel Lúcio, diretor do Campus de Ensino III do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado (IESP), tentou impedi-lo de se pronunciar no evento, em total desrespeito ao representante do parlamento estadual, que sentiu-se coagido diante de tanta truculência e arbitrariedade. 

ANTIGO FORAGIDO DO COMPAJ É RECAPTURADO 

"Blake" estava foragido desde julho do
ano passado (Foto: Divulgação / PC)
Policiais do 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP) recapturaram, na manhã desta terça-feira (12), Jaison Marques Silva, 19, o “Blake”, foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) desde 2012. Havia dois mandados de prisão preventiva expedidos em nome dele.

Jaison foi preso na rua ‘B3’, Cidade Leste, Zona Leste da capital. Em 2011 ele foi preso por roubo qualificado e cumpriu cerca seis meses de pena no Compaj, quando fugiu. Um novo mandado de prisão preventiva foi expedido em julho de 2012 pela juíza Telma de Verçosa Roessing, da Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa).

De acordo com os investigadores, Jaison estava sendo investigado por envolvimento em roubos a crianças em frente a escolas da Zona Leste. Ele será reencaminhado ao Compaj nas próximas horas.

 BANDIDOS ASSALTAM NO JAPIIM, FOGEM, TROCAM TIROS COM A POLÍCIA E SÃO PRESOS NA PONTE DO SÃO JORGE 


Fotos: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias

Um dos bandidos preso pelo Ronda no Bairro
Um assalto que começou por volta das 14 horas, no bairro do Japiim, na Zona Sul de Manaus, e foi terminar no bairro de São Jorge, na Zona Oeste, com a prisão de dois dos três bandidos que atacaram comércios e mercadinhos, tomando dinheiro, jóias e o carro de uma das vítimas.


O aparelho celular de uma das pessoas assaltadas tinha GPS e foi rastreado pela vítima e pelos policiais do Ronda no Bairro, que acabaram localizando o trio na ponte de subida da Avenida Constantino Nery para o São Jorge. Cercados, os assaltantes pularam na água suja e cheia de dejetos que passa por baixo da ponte, mas a perseguição da PM foi implacável e continuou.


Dois assaltantes acabaram trocando tiros com os PMs e terminaram presos em flagrante quando ficaram sem munição. Um terceiro bandido, que também tinha pulado na água, desapareceu, apesar da intensa busca realizada durante horas em toda a área.

O outro bandido já no "camburão" da viatura
Os policiais do Ronda no Bairro da Zona Oeste também foram para o local dar apoio na perseguição e varredura, por terra e água, contudo o terceiro bandido, que seria o chefe do bando, realmente conseguiu escapar, mas os outros dois presos - um deles com um tiro numa das mãos - fora levados  para o 3º Distrito Integrado de Polícia.


Com os bandidos os policiais do Ronda no Bairro encontraram jóias, algum dinheiro e aparelhos celulares das vítimas. O major Eliezer, que foi um dos comandantes da operação de caçada aos marginais, disse que as buscas ainda iriam continuar pelo resto da tarde e entraria pela noite se fosse preciso.

Curiosos se aglomeraram na ponte do São Jorge após os três bandidos pularam na água

11.03.2013 - segunda-feira 

SECRETARIA DE SEGURANÇA DIVULGA NOTA SOBRE ATAQUE AO INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA E PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou hoje “nota de esclarecimento” acerca dos tiros que teriam sido disparados contra o Instituto de Criminalística (IC) na noite de ontem.

Na nota, o secretário Paulo Roberto Vital de Menezes destaca que o Estado “não permitirá que se instale nenhuma tentativa de perturbação da ordem e do sossego do cidadão amazonense”.

Acompanhe a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) presta as seguintes informações ao cidadão a respeito de suspeita de disparos de arma de fogo contra o prédio do Instituto de Criminalística (IC) na noite deste domingo.

1. A Polícia Civil realiza inspeção e perícia no local, não tendo sido encontrado até este momento nenhum vestígio de projétil ou cápsula no local, assim como marcas correspondentes em paredes;

2. Concluídos os trabalhos iniciais, novas informações serão prestadas;

3. O sistema de Segurança Pública está atento e não permitirá que se instale nenhuma tentativa de perturbação da ordem e do sossego do cidadão amazonense.

A SSP e as polícias Militar e Civil pedem à população que colabore na identificação de suspeitos de qualquer tentativa de atentado à segurança do cidadão. Os telefones 181 e 190 estão prontos a receber as ligações.

Manaus, 11 de março de 2013

PAULO ROBERTO VITAL DE MENEZES, coronel PM
Secretário de Segurança Pública do Amazonas



DEPRE PRENDE TRAFICANTE QUE MORAVA NA COBERTURA DE CONDOMÍNIO DE LUXO NO VEIRALVES  
 
Piu-Piu era procurado desde 2011 (Foto: Divulgação / PC)
Um mandado de prisão preventiva foi cumprido na manhã desta segunda-feira (11), por volta das 6 horas, por policiais da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão de Entorpecentes (Depre). Fábio Diego Mattos de Oliveira, 26, o “Piu-Piu”, foi preso em frente ao Condomínio Residencial Santa Clara, onde ele morava na cobertura, na rua rio Tarauacá, Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus.

Na operação foram apreendidos cinco celulares, um carro modelo Kia Sorento, de placas OAL-6300, R$ 6.500 em espécie, um cofre, sacos plásticos para embalagem de drogas sintéticas, um cortador de charuto e materiais para consumo de maconha (um triturador e papel de seda).

Material encontrado na cobertura de Piu-Piu (Foto: Divulgação / PC)
Fábio estava sendo procurado pela Polícia Civil desde 2011 e um mandado de prisão preventiva havia sido expedido em nome dele pela juíza Lídia de Abreu Frotana, da 1ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), onde o processo judicial atualmente tramita.

De acordo com Policias Civis da Depre, além da cobertura no condomínio Santa Clara, que era alugado para Fábio no valor de R$ 3.500 mensais, ele também era proprietário de estabelecimentos comerciais para fazer lavagem de dinheiro, como um imóvel na rua Içá, também no conjunto Vieiralves, que era usado para o funcionamento de um salão de beleza.

Em 2011, a Polícia Civil desarticulou um laboratório de drogas que funcionava no condomínio Vila da Barra, bairro do Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul, que estava no nome de Fábio e era administrado por ele e Dernilson da Silva Ferreira, o “Sassá da Praça 14”, que já está preso. No local foram apreendidos na época 15 quilos de cocaína, uma pistola 380, cinco munições, caixas com bicarbonato, materiais para preparo, refino e embrulho de droga, além de estiletes, facas e um carro Audi A4.

Carro apreendido com Piu-Piu (Foto: Divulgação / PC
“Piu-Piu” é considerado um dos líderes do tráfico em Manaus e atuava em parceria com “Sassá”. De acordo com investigações, ele vendia entorpecentes para consumidores da alta sociedade da capital. Segundo investigadores da Depre, ele estava também envolvido na tentativa de homicídio contra policiais federais em 2009, em frente a uma boate que funcionava na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. Fábio foi encaminhado para a Cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

MOTORISTA, COBRADORA E PASSAGEIROS DE ÔNIBUS ASSALTADOS POR DUPLA NO BAIRRO DE SANTA ETELVINA

Mais um ônibus foi assaltado por bandidos e não foram somente os passageiros que tiveram de entregar aparelhos celulares e dinheiro, mas também o motorista Ricardo Dimas da Silva, 39, e a cobradora Maria Cláudia Correa, 35. Os passageiros foram tratados com violência pela dupla que atacou o coletivo da Transmanaus que faz a rota 030 para o bairro de Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus.

Os assaltos a ônibus são constantes em Manaus; no bairro de Santa Etelvina, passageiros, motoristas e cobradores vivem aflitos (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)
O assalto aconteceu por volta das 07h30 desta segunda-feira logo depois do coletivo sair do terminal no próprio bairro e parar para pegar mais passageiros na terceira parada da avenida principal. Foi lá que a dupla, usando bonés e apontandoum  revólver para todos, anunciou o assalto e começou a obrigar os passageiros a entregar seus pertences.

O motorista ficou com um profundo golpe no couro cabeludo ao redeber uma coronhada de um dos assaltantes, porque chegou a se negar a entregar o aparelho celular, um relógio e a carteira porta-cédulas. Duas senhoras de idades avançadas, com 65 e 73 anos, não foram poupadas pelos assaltantes e tiveram sua bolsas tomadas na marra.

O assalto durou cerca ce dez minutos e quando todos dentro do veículo já haviam entregue o que tinham, a dupla desceu e fugiu do local rapidamente, ocasião em que um terceiro elemento apareceu dirigindo uma motoicicleta e levou os comparsas do local. A Polícia foi acionada, fez uma varredura por todo o bairro mas não conseguiu encontrar nem rastro dos assaltantes.

O assalto foi registrado no Distrito Integrado de Polícia, nobairro de Santa Etelvina; no entanto, passageiros, motoristas e cobradoras disseram que não têm qualquer esperança de recuperar seus objetos e muito menos o dinheiro e as jóias que os bandidos levaram, até porque, disse o motorista Ricardo Dimas, já foi assaltado outras vezes e os asaltantes foram presos.

CAÇAMBEIRO CIUMENTO E DESCONFIADO DE TRAIÇÃO METEU BALA NA COMPANHEIRA

A dona de casa recebeu primeiros socorros do Samu e foi levada às pressas para o HPS da Zona Leste (Foto: Almir Cardoso / Blog do Antonio Zacarias)
Movido por um violento ciúme e desconfiado de que vinha sendo traído pela companheira, o caçambeiro desempregado Josiel Costa Fragoso, 48, tentou matá-la com um tiro de espingarda calibre 20, por volta das 09h00 desta segunda-feira, depois de chegar bastante embriagado em casa, na rua das Pérolas, nº 743 – Bairro do Monte Sinai, na Zona Norte de Manaus.

Ele disparou o tiro quase à queima-roupa, mas como o seu estado de embriaguês mal deixava que ele ficasse em pé, os caroços de chumbo do projétil acertaram em cheio apenas as pernas de Marizaura Cordeiro Lopes, 45, que, mesmo baleada, conseguiu correr para a rua e recebeu socorro dos vizinhos.

A polícia foi chamada, no entanto o caçambeiro conseguiu escapar do flagrante com ajuda de um sobrinho. que também estava na casa no momento da tentativa de homicídio e é dono da motocicleta usada na fuga do acusado.

A dona de casa baleada foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e deu entrada meia hora depois no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira, onde foi operada e, segundo os médicos,  não corre risco de vida.

MÃE QUER FILHA LONGE DELE


A mãe da dona de casa baleada chegou meia hora depois com outras duas filhas ao hospital onde Marizaura foi internada. “Ele sempre foi um louco, ciumento, agressivo e cheio de desconfianças da minha filha, que vive dentro de casa cuidando das suas coisas. Nós avisamos para ela que isso não ia terminar bem e agora ela quase morreu. Espero que desta vez aprenda e saia da companhia deste homem enquanto está viva”, disse dona Risoleta Lopes, de 63 anos.

 BANDIDOS ATACAM O INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA EM REPRESÁLIA À TRANSFERÊNCIA DOS TRAFICANTES “ZÉ ROBERTO” E “COPINHO”

"Copinho" (esq.) e "Zé Roberto" foram transferidos
para presídios federais na última
quinta-feira (Foto: Reprodução / Internet)
Ontem, por volta da meia-noite, dois homens ainda não identificados fizeram cercaa de três disparos com arma de fogo contra o prédio do Instituto de Criminalística do Amazonas, situado ao lado do Instituto Médico Legal, na Cidade Nova.

A informação é do presidente da Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (apoeam), Ladislau Brito.

Segundo ele, é possível que o atentado seja uma represália contra a transferência – para presídios federais - dos traficantes José Roberto Fernandes Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”, e Cleomar Robeiro de Freitas, o “Copinho”, no último dia 7.

Ladislau Brito: "Esse atentado é contra o Estado e a
sociedade (Foto: Ana Souza / Blog do Antonio Zacarias)
De acordo com Ladislau, pouco antes dos disparos, um delegado-supervisor da Polícia Civil passou pelo Instituto de Criminalística e pediu a todos que ficassem “alerta”, pois o serviço de inteligência da corporação havia informado que bandidos estariam planejando atacar prédios públicos por causa da transferência de Zé Roberto e Copinho.

“Esse atentado não é um atentado apenas contra a Polícia Civil, mas também contra o Estado e a sociedade”, disse Ladislau Brito em entrevista exclusiva ao BLOG DO ANTÔNIO ZACARIAS. “A polícia vai envidar todos os esforços para coibir esse tipo de ação criminosa, pois quem tem o uso legítimo da força é o Estado”, acrescentou o presidente da Apoeam.

9 comentários:

  1. Carlos Campos porque você fez isso.. .. minha nossa carlinhos.. pra que você se envolve com essas coisas.. você era pra esta na igreja menino.. JESUS te ama..

    ResponderExcluir
  2. Eu ate concordo que a Ronda no bairro é uma ótima iniciativa, mais em alguns bairros e principalmente na Jesus Me Deu na zona norte da cidade, os moradores de bem já batizaram de "rouba no bairro" por conta de vários roubos que a própria policia vem efetuando naquele local, um morador daquele local teve sua casa invadida por 6 assaltantes e foi espancado e levaram dinheiro e alguns pertences da casa, a vitima chamou a ROUBA no bairro e olha a resposta do policias que estavam na viatura " você conhece alguns dos assaltantes, vamos fazer o seguinte da aí R$ 100,00 pra gente que nós vamos atrás desses bandidos" que vergonha pra nossa policia, como se o governo não desse gasolina pra essas viaturas fazer a ronda" lamentável a situação das atitudes de alguns policias que só servem pra colocar a comunidade ainda mais contra a Policia Militar. Peço que o responsável pela Ronda no Bairro faza uma visita na Jesus Me Deu e faça uma pesquisa de satisfação com os moradores referente ao assunto, vai se surpreender com as respostas não são fatos isolados não são vários abusos por parte da Policia...

    ResponderExcluir
  3. O Comandnate Geral da PM deve explicar à sociedade amazonense porque um policial militar que responde na 1 Vara do Júri por crime de homicídio triplamente qualificado está tranquilamente matriculado e frequaentando o curso de oficial PM. Falo pelos familiares das três vítimas, da mesma família, que foram ezecutadas por esse oficial. Será que o Governador Omar sabe disso. Será que também é conivente com essa improvidade. Por que varios alunos soldados foram desligados do curso por possuirem antecedentes criminais e esse policial continua no cruso? Será que ele é melhor que os outros ou tem defensor dentro do governo. Tome providências Governador Omar visto que o comando é improbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que absurdo a atitude do conmandante geral da pmam

      Excluir
  4. nos alunos oficiais do referido curso sabemos disso e estamos indgnados com essa situacão. Somos obrigados a conviver diariamente e pior dentro da sala de aula com esse criminoso, assassino de três pessoas da mesma familia e não podemos fazer nada. O comando da PM é que deveria tomar vergonha e cumprir a lei de ingresso que não permite que candidatos que possuem antecedentes criminais sequer sejam matriculados no curso. Entretanto, o que vemos é que vários alunos soldados já foram excluidos por esse motivo e esse assassino que só pode ser apadrinhado do comando ou do governo continua e se não tomarem uma providência urgente vai concluir o curo e depois quem sabe matar já como oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno Oficial babaca, nem parece que está estudando disciplinas jurídicas. Vai a dica, leso: leia o artigo 5º da Constituição e verás: ninguém será culpado, sem transita julgado do processo. Por isso que o policial está estudando. Caso ele seja condenado no processo, aí sim, será aberto um procedimento para exclusão do curso e/ou da polícia militar. Vai estudar, seu lixo!

      Excluir
  5. Esses vagabundo tem que morfa na prisaoo

    ResponderExcluir
  6. Esse aí! É o padrão dos futuros Oficiais da PMAM! Sem comentário!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente os Oficiais do Amazonas podem tudo.Estao envolvidos em homicidios,extorcoes,torturas nao acontece nada.Mas quando este tipo de acao e praticada pelos pracas ele ja e excluido e nao existe presuncao de inocencia,provas licitas basta denunciar e o MIN.PUBLICO q iria sugerir a exclusao dos Oficiais caiu no exquecimento.

    ResponderExcluir